Perguntas & Respostas

Nós da Igreja Celta do Brasil , nos definimos como uma Igreja Ortodoxa ocidental, como tantas outras, que já existem no Ocidente, mantendo a essência da ortodoxia, e com a influência da espiritualidade do cristianismo celta e da vida hesicasta. Adotamos um rito próprio (ortodoxo celta) mais apropriado para a vida eremítica, pois a nossa igreja é essencialmente monástica, característica do cristianismo celta. Um rito mais simplificado no sentido de poder ser celebrado apenas por um padre (monge hesicasta) em seu oratório ou capela, mas impregnado da mística ortodoxa e da espiritualidade celta cristã.

Na nossa igreja, não temos catedrais, dioceses, paroquias e são raras as comunidades abertas, não só no Brasil, mas também nas nossas igrejas irmãs, que também seguem este estilo, típico do cristianismo celta antigo e medieval.


Daí muitas vezes o espanto das pessoas que se aproximam da Igreja Celta do Brasil, pois acham que o modelo romano, anglicano e ortodoxo clássico de igreja é o único aceitável. Estes irmãos, infelizmente, são desprovidos do conhecimento da riqueza dos carismas do cristianismo, que nunca ficou "engessado" em um só caminho e fórmula de vivenciar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Temos o objetivo de proporcionar o sacerdócio a tantas vocações perdidas, que foram rejeitadas nas comunidades religiosas tradicionais, a casados e pessoas que querem viver a quietude e o silencio da vida monástica como um hesicasta celibatário ou com suas famílias.Digite o texto aqui...

Joguinho do "SIM" ou "NÃO"

SIM, nós somos uma Igreja Apostólica , temos a essência da ortodoxia : seguimos os 07 concílios, temos a patrística como base da nossa Teologia, claro que interpretada aos olhos da ortodoxia, os ensinamentos dos "padres do deserto" e a "Filocalia" como elemento essencial da nossa espiritualidade Hesicasta;


SIM, praticamos a "oração do coração" ou "oração de Jesus" como a mais edificante para um cristão, usando o Mequetaria ( cordão de oração Ortodoxa);Sim, somos uma igreja particular, independente e monástica. 


NÃO temos paróquias nem dioceses, mas HESICASTÉRIOS, ou seja, oratórios e capelas familiares e privadas. É necessário perceber a riqueza dos carismas dentro do Cristianismo, o Espírito Santo nos coloca vários destes carismas;


NÃO"NÃO, não ordenamos ninguém sem passar pela nossa formação Apostólica Celta, através do Seminário São Patrício. Um Seminário de Educação a Distância (EAD), sem custo algum para o vocacionado, seja casado ou solteiro, tenha já teologia ou filosofia, é obrigatório o estudo da teologia Ortodoxa, das práticas hesicastas de oração e das características do Cristianismo Celta. São no mínimo três anos de estudos, acompanhado por uma equipe multidisciplinar, para que nosso clero tenha uma digna base de formação sacerdotal."


SIM, combatemos a hipocrisia do acolhimento das igrejas tradicionais, ou seja, acolhemos nossos vocacionados por inteiro, sem fazer acepção de pessoas, cor, condição social, orientação sexual. Nosso clero tem o celibato como opcional;


NÃO, nós não somos ligados à nenhum Patriarcado histórico e nem a novos, inventados. Preferimos a nossa independência enquanto instituição. Toda igreja Celta é autônoma, autocéfala e apostólica!


SIM, existem varias igreja Celtas no mundo. Algumas usam o rito católico Liberal, outras seguem uma linha esotérica, e a nossa tem rito própria para a "Divina Liturgia", sem misturar com o paganismo Celta;


NÃO, nós não estamos imitando ninguém, nosso Arcebispo Primaz, foi Bispo e Vigário da América Latina de uma igreja Celta com sede na Europa, então tem total legitimidade para implantar a Igreja Celta no Brasil ou em qualquer país, tem sucessão apostólica válida. Conferir o item "Sucessão Apostólica " e "Origem e História" deste site;


SIM, nós somos uma igreja registrada em cartório, como manda a lei brasileira e com CNPJ. Tempos nossas Normas Canônicas e estatuto. Somos registrados com 3 nomes jurídicos: Santa Igreja Celta do Brasil, Igreja Ortodoxa Hesicasta e Igreja Católica Ortodoxa Celta, adotando publicamente o primeiro nome jurídico para não confundir com outras igrejas católicas e ortodoxas, e como sinal da nossa peculiar ortodoxia.

NÃO admitimos em nossa igreja homofobia, racismo, misoginia, xenofobia e sexismo, ! 
Acolhemos sem acepção de pessoas ! 

Algumas dúvidas que nos chegam e com respostas :

01 - O que é preciso para ser padre da Igreja Celta do Brasil?

Precisa ter o curso de formação sacerdotal no Seminário São Patrício, curso feito na modalidade EAD (EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA), sem custo algum para o vocacionado, com duração de no mínimo 02 anos. Queremos com isto, deixar claro, que não ordenamos ninguém "a facão". A messe do Senhor exige responsabilidade e o mínimo de preparo intelectual e litúrgico.


02 - Os Padres podem casar?

Sim, nós temos o celibato como opcional. Seguimos a tradição ortodoxa, e nossos sacerdotes podem casar e ter sua família. Destacamos que somos ortodoxos ocidentais com uma política de acolhimento particular e própria da nossa Igreja, sem interesse na vida afetiva e orientação sexual dos irmãos.

03 - Podemos usar o sacrário como depositário do corpo de Cristo?

Sim, mas dentro da tradição ortodoxa, ou seja, não devemos guardar por muito tempo o pão eucarístico, apenas para doentes ou em ocasiões especiais, mas não como adoração como os romanos. Na tradição ortodoxa não existe "adoração ao santíssimo".

04 - Qual é o calendário litúrgico da Igreja Celta do Brasil ?

Seguimos o Calendário Litúrgico Ocidental.

05 - O batizado ortodoxo tradicional é por imersão, como será o nosso?

Fica cada sacerdote livre para escolher, ou por imersão ou a tradição ocidental.

06 -Vocês celebram a segunda união ?

Sim, desde quanto comprovado o divórcio.

07 - Na tradição ortodoxa, não se celebra com outras igrejas cristãs, pois nossa eucaristia tem caraterísticas diferenciadas, e vocês ?

Podemos concelebrar e comungar em missas de qualquer rito. Devemos chamar a atenção que NÃO CELEBRAMOS MISSA DE CURA E LIBERTAÇÃO E NEM FAZEMOS PARTE DE MISSAS CARISMÁTICAS. ESTES RITOS NÃO ESTÃO DENTRO DA TRADIÇÃO ORTODOXA E NEM DO CARISMA DA NOSSA IGREJA. TODA MISSA OU DIVINA LITURGIA JÁ É AUTOMATICAMENTE DE "CURA E LIBERTAÇÃO"!

Sobre a OSC (Ordem de São Columbano)

Ordem de eremitas de espiritualidade dos primeiros monges do deserto (Hesicastas), praticamos a "oração do coração" com o Mequetaria (cordão de oração ortodoxo), todos os padres da Igreja Celta do Brasil são da OSC. Chamamos a atenção que somos uma igreja monástica, como foram as igrejas celtas antigas e medievais.

08 - Por que a Igreja Celta do Brasil não tem Patriarca ?

Por sermos uma igreja autocéfala, ou seja, particular, isto nos permite maior independência, não necessitando uma obediência administrativa a nenhum dos patriarcados históricos, mas respeitando a todos. Uma submissão a um Patriarcado histórico poderia resultar na nossa perda de identidade como igreja particular de uma espiritualidade "suis generis" com rito litúrgico e paramentos próprios. Optamos por ter um Arcebispo Primaz ou Metropolitano, características de outras igrejas católicas e ortodoxas independentes no mundo.


09 - Dom Bernardo, Arcebispo Primaz, não é britânico nem francês, como pode ter a espiritualidade celta e ser Primaz da Igreja Celta do Brasil ?

Dom Bernardo da Ressureição foi Bispo de uma Igreja Celta com sede na Europa por dois anos e implantou, introduziu a espiritualidade celta cristã no Brasil, separada da tradição anglicana, mas católica ortodoxa. Por não concordar com os rumos desta instituição, especialmente na formação dos seminaristas e na multiplicidade de ritos, além deste grupo ser adepto de práticas pagãs (ocultismo), como sociedades secretas de druidas, anteriores ao cristianismo celta, o que resultou na saída dele e de vários seminaristas e padres, que o acompanharam e fundaram a Igreja Celta do Brasil . Também é bom lembrar, que ninguém é dono de espiritualidade, até porque como já foi dito acima, nunca existiu uma única Igreja Celta, mas várias, em seu próprio tempo e, atualmente, todas que usam este nome foram criações a partir século XX, o que sempre existiu foi a espiritualidade celta ou cristianismo celta. Outro ponto, é que nós que temos origem ibérica (Portugal e Espanha) também somos herdeiros das tradições célticas, porque não existia um único povo celta, mas vários povos celtas, que também se estabeleceram nesta península na Idade Antiga. Mas, o principal ponto é que Dom Bernardo foi Bispo por dois anos de uma Igreja Celta, aprendeu, estudou, incorporou e se converteu a esta espiritualidade, porém com ênfase na ortodoxia, ponto genuíno do cristianismo celta, o habilitando a ser Primaz.

10 - O que é a Ortodoxia Ocidental?

A ortodoxia oriental, que possui diversas igrejas e patriarcados, chegou de forma progressiva no Ocidente no final do século XIX e, particularmente, no século XX, motivada por uma série de conflitos políticos e guerras locais ou mundiais. Podemos exemplificar a saída de muitos ortodoxos da Rússia, Ucrânia, Polônia, Leste Europeu, além do Oriente Médio, instalando-se na Europa Ocidental e nas Américas. Muitos destes grupos foram legitimados pelos Patriarcados históricos e canônicos, e até hoje estão ligados a estes patriarcados, porém outros grupos, com sucessão apostólica válida, preferiram trilhar caminhos independentes, motivados por divergências administrativas com suas sedes no Oriente, tornando-se igrejas autocéfalas, com Bispos ou Metropolitanos locais e autônomos de Patriarcado. Outros, ainda, fundaram suas igrejas locais e particulares, também sem ligação a Patriarca algum.
Nesta caminhada de independência e autonomia, características locais e culturais foram sendo incorporadas à ortodoxia, porém sem deixar de obedecer à estrutura básica da fé ortodoxa, como:

  • Adoção do catecismo ortodoxo;
  • Obediência canônica aos 07 primeiros Concílios
  • Credo Niceno-Constantinopolitano no original, não admitindo o "filioque";
  • Não obediência ao Papado, considerando-o apenas como mais um patriarca;
  • Celibato clerical como opcional para o clero;
  • A concepção de que a consagração do pão e do vinho, durante a missa, no Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo, efetua-se pelo Prefácio, Palavra do Senhor e Epíclese, e não pelas expressões proferidas por Cristo na última Ceia;
  • Negação da existência do limbo e do purgatório;
  • Permissão apenas de ícones nos templos;
  • Não existência das devoções ao "Sagrado Coração de Jesus", Corpus Christi, Via Crucis, Rosário, Cristo-Rei, Imaculado Coração de Maria, "Divino Pai Eterno" e outras comemorações análogas;
  • A comunhão dos fiéis é efetuada em duas espécies, isto é, no pão e vinho.

Listamos também as características principais da nossa espiritualidade:

  • O Antigo e o Novo Testamento como as nossas escrituras, dando ênfase ao Novo Testamento.
  • O Credo Niceno como a declaração suficiente da fé cristã.
  • Os sete primeiros concílios da Igreja indivisa como o padrão de doutrina.
  • Os sete sacramentos do Batismo, Eucaristia, Confirmação, Casamento, Unção dos Enfermos, reconciliação e Ordenação.
  • O ministério histórico tríplice de bispos, presbíteros e diáconos na sucessão apostólica.
  • Os Dez Mandamentos e do resumo da lei como o padrão da moralidade cristã.